SISU 2017 INSCRIÇÕES: Como se Inscrever, Cronograma

SiSU 2017 Inscrições – A sigla SISU significa Sistema de Seleção Unificada e é um sistema informatizado, administrado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). Por meio do SISU 2017, instituições públicas de ensino superior disponibilizam vagas para candidatos que participaram do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).


Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia, além de centros federais de educação tecnológica que fazem parte do SISU, reservam um determinado número de vagas para os alunos que concluíram o ensino médio em escolas públicas. O total de vagas disponibilizado é de 51.412.


O inscrição SISU 2017 acontece duas vezes ao ano, sendo que uma no primeiro semestre e a outra, no segundo.

SiSU 2017 Inscrições

Para que o aluno possa se candidatar no SISU 2017, o mesmo deve ter feito o Enem e sua nota de redação não pode ser zero, porque é a partir da nota obtida no exame que o aluno poderá se candidatar a uma vaga em uma das instituições públicas participantes do SISU.

SiSU 2017 Inscrições

Para determinados cursos, há três categorias de concorrência:

  • Vagas de ampla concorrência;
  • Vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (referente à Lei de Cotas);
  • Vagas destinadas às demais ações afirmativas da instituição.

Ao escolher a categoria de vagas, o aluno candidato concorrerá apenas com os candidatos que tenham feito a mesma opção de categoria. O sistema escolhe os alunos que tiveram melhor desempenho no Enem.

Algumas instituições de ensino superior que participam do SISU 2017 possuem pesos diferentes para as provas do Enem. Dessa maneira, quando o aluno realiza o SiSU 2017 inscrições para determinado curso e que possui peso diferenciado na instituição escolhida, o sistema fará o cálculo automaticamente, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota.

A nota de corte SiSU 2017 é calculada com base no número de vagas e no total de inscritos e se refere à menor nota para ficar entre os selecionados. O SISU calcula e divulga as notas de corte para cada curso uma vez ao dia.

A etapa de inscrição SISU 2017 é única e o aluno candidato faz suas opções de inscrição dentre as vagas oferecidas pelas instituições que participam do SISU e define qual categoria de concorrência deseja se candidatar (vide acima). Enquanto o período de inscrições SiSU estiver vigorando, o aluno poderá alterar suas opções. Será considerada válida a última alteração confirmada.


Como se inscrever no SISU 2017

Para saber como se inscrever no SiSU 2017, o aluno candidato deverá, em primeiro lugar, informar o número de inscrição e senha cadastrados no Enem. Caso o aluno não tenha mais esses dados ou não os lembre, ele poderá recuperá-los acessando a página do Enem.

Inscrição SISU 2017

O Sisu 2017 Inscrições é feito exclusivamente pela internet diretamente na página do SISU. Após realizar sua inscrição, o aluno deve se atentar a lista de documentos exigidos pelas instituições participantes para a efetivação da matrícula, caso seja aprovado. Esta informação estará disponível no momento das inscrições SiSU. Não se esqueça de imprimir o comprovante da inscrição após efetuá-la.

O que fazer após as inscrições SiSU 2017 ?

Depois que a etapa de inscrição é finalizada, o sistema seleciona, automaticamente, os alunos que foram mais bem classificados em cada curso, sempre de acordo com suas notas do Enem. A partir do resultado SiSU 2017 os candidatos serão selecionados dentro do número de vagas oferecidas pelo SISU para cada curso e por modalidade de concorrência.

Sisu 2017 Inscrições

Ao ser chamado, o candidato tem um prazo determinado para efetuar sua matrícula, confirmando a ocupação da vaga desejada. O SISU disponibiliza às instituições de ensino superior uma lista de espera a ser utilizada como prioridade para o preenchimento das vagas que, por quaisquer motivos, não foram preenchidas. Porém, para que o nome do aluno conste da lista de espera, ele deve manifestar seu interesse dentro do prazo determinado pelo cronograma.

O aluno que tiver interesse em participar da lista de espera SiSU 2017, poderá fazê-lo somente com a sua primeira opção de curso.

Cronograma SISU 2017

Para que os candidatos se organizem ao longo de todo processo para garantir uma vaga na universidade, o MEC (Ministério da Educação) divulga gratuitamente no seu site o Cronograma SiSU 2017. Esse calendário de maior utilidade e importância informa as datas dos seguintes tópicos:

  • Inscrições Sisu;
  • Resultado da Chamada Regular Única;
  • Matrícula na Chamada Regular Única;
  • Inscrição na Lista de Espera.

O próximo processo seletivo do SISU será no início de 2017. O cronograma SiSU para o período ainda não se encontra disponível. Para ficar atento às datas do cronograma, acesse aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *