SISU 2017 – Resultado e Nota de Corte

O Sisu 2017 – sigla para Sistema de Seleção Unificada – é um programa do Ministério da Educação e Cultura (MEC) onde estudantes conseguem ingressar em instituições públicas de ensino superior através de suas nota do ENEM. As inscrições para o programa abrem duas vezes ao ano, no início de cada semestre e são divulgadas primeiramente no site do MEC, e depois replicada em milhares de sites de notícia.


Para se participar das Sisu 2017 inscrições é necessário utilizar a mesma senha e e-mail utilizado na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio. Uma vez inscrito no programa o participante não terá a necessidade de realizar o ano nos próximos anos, portanto, será necessário realizar o exame no ano vigente para concorrer uma vaga através do programa.


Estudantes que fazem parte da chamada “política afirmativa”, outrora conhecida como cotas, sendo afrodescendentes, indígenas, estudantes que vieram da rede pública de ensino, possuem uma margem com vagas reservadas. Com isso aumenta as chances de ingressar em uma instituição de ensino de qualidade. Caso o participante se encaixar nesse perfil, deverá marcar a opção de acordo com seu perfil e, assim, concorrerá apenas com pessoas que marcaram essa mesma opção.

Resultado Sisu 2017

O Sisu 2017 é extremamente importante para quem deseja ingressar em uma universidade pública. Através do programa é possível utilizar sua nota do ENEM para ingressar no curso desejado, sendo o resultado do exame o principal parâmetro de ingresso.

Ao fazer a inscrição Sisu 2017, o sistema busca a última nota do ENEM e com isso o participante terá que preencher algumas informações sobre curso desejado, instituição desejada, se deseja concorrer nas vagas de políticas afirmativas ou de ampla concorrência. Entretanto, caso o participante mude de ideia é possível mudar suas opções, até 01 dia antes do resultado Sisu for divulgado.

SISU 2017

Com a conclusão da inscrição, o sistema fará uma busca nas melhores notas e assim vai distribuindo as vagas concorridas. Cada instituição possui notas de corte em suas cursos, uma avaliação mínima necessária para a realização daquele curso. Por exemplo, caso o participante deseje se graduar em Psicologia na UFRJ sua nota deverá ser maior do que 762,68 na ampla concorrência e 699 na cota racial. Para quem deseja cursar Biomedicina na Universidade Federal Fluminense (UFF) deverá tirar uma nota superior a 718,45.

No site é possível consultar nota de corte Sisu 2017 das instituições cadastradas no programa e assim escolher o curso de acordo com o resultado do ENEM. Portanto, o SISU é muito importante para todos os estudantes que desejam ingressar me uma universidade pública, principalmente por quem não tem condições de bancar uma universidade particular, por isso não esqueça de realizar a inscrição Sisu 2017 e garantir a sua vaga.


Consultar Resultado Sisu 2017

Como dito anteriormente, as inscrições para o SISU abrem duas vezes ao ano e caso o estudante nunca tenha realizado a inscrição no programa, deverá esperar o processo seletivo que será aberto logo no início do primeiro semestre de 2016 e se inscrever, escolhendo assim, entre outras informações, suas opções de cursos desejados.

Sisu 2017

O melhor hora para fazer a consulta resultado Sisu é depois que seu processo seletivo for aberto, pois assim que as notas do ENEM forem liberadas já será possível ter uma ideia em qual instituição é possível realizar os estudos a partir do resultado de sua avaliação.

Para consultar resultado Sisu 2017 é necessário entrar no site do sistema com as mesmas informações informadas na hora de se inscrever no ENEM e, após isso, selecionar as opções disponíveis de acordo com suas próprias escolhas e resultado.

Nota de Corte Sisu 2017

A nota de corte Sisu é basicamente uma avaliação mínima para você ingressar em uma instituição para cursar determinada faculdade, bem como falamos logo no início desse artigo. Existem duas formas de calcular e aplicar o resultado do ENEM para saber qual será sua nota de corte; a média simples que é calculada somando a nota de todas as provas aplicadas.

Sisu 2017

Já a média complexa é calculada de acordo com o peso de uma prova específica; nesse momento, é somado o valor da nota das 05 provas do ENEM divida pela soma das notas de peso estabilidade pelas universidades. Para saber quais são os critérios é necessário consultar o edital do Sisu em sua instituição de ensino.

A nota de corte Sisu 2017 tanto serve para ser aplicada no Sistema de Seleção Unificada quanto no ProUni, onde a média simples para conseguir ingressar em alguma instituição de ensino pública é de no mínimo 450.

SISU 2017 – Resultado e Nota de Corte
5 (100%) 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *